Laboratórios

LADURF

LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E REGIONAL NA FRONTEIRA – LADURF

Coordenação: Prof. Me. Dennison Benetti Rodrigues

 

O Laboratório de Desenvolvimento Urbano e Regional na Fronteira – LADURF, visa a realização de debates, estudos e eventos de temas voltados ao desenvolvimento regional do Sudoeste Paranaense, bem como estudos direcionados a realidade da Fronteira na Microrregião de Capanema – Paraná, com enfoque ao desenvolvimento sócioespacial e no estudo da dinâmica de desenvolvimento regional.

Busca-se a atualização teórica dos pesquisadores e da comunidade em geral e a produção do conhecimento nesta área específica do saber.

Projetos associados:

 

Título: Análise das Transformações Socioespacial geradas pela instalação da Usina do Baixo Iguaçu no Município de Capanema

Ano:2015

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa

Financiamento/Apoio: IFPR/CNPq

Coordenador: Dennison Benetti Rodrigues. CV: http://lattes.cnpq.br/447035998604215

Colaborador Docente - IFPR: Rodrigo Hinojosa Valdez. CV: http://lattes.cnpq.br/5539644058102020

Colaborador Técnico - IFPR: Cheila dos Santos. CV: http://lattes.cnpq.br/6296648986917539

Colaborador Discente – IFPR: Kaoana Gondaski CV: http://lattes.cnpq.br/1896245901900400

Descrição:

O presente projeto busca aprofundar a discussão entorno do desenvolvimento social do Sudoeste Paranaense, com vistas ao processo de Desenvolvimento Regional, mais especificamente da Microrregião de Capanema.

 

 

LABEL

LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E SUAS LINGUAGENS – LABEL

Coordenação: Prof. Mestranda Poliana Sella

Descrição:

O Laboratório de Educação e suas linguagens – LABEL, visa a realização de debates, estudos e eventos de temas voltados a educação, metodologias de ensino e suas diferentes linguagens, tendo como objetivo a atualização teórica dos pesquisadores, da comunidade em geral e a produção do conhecimento nesta área específica do saber.

 

Projetos associados:

Título: Manifestações de oralidade na escrita de alunos do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná Campus Capanema

Ano: 2015 - 2016

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa

Coordenadora: Poliana Sella CV: http://lattes.cnpq.br/3779287787502154

 

Este projeto tem o objetivo de determinar a origem dos erros de grafia encontrados em produções textuais de um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma cidade do interior do Paraná. Para tanto, serão coletados dados de quatro produções (autobiografia, fábula, relato pessoal e resumo) realizadas ao longo do ano de 2015. Os dados serão classificados, primeiramente, quanto à motivação: transgressão da convenção ortográfica ou desrespeito a princípios fonético-fonológicos que regem a língua portuguesa, visando estabelecer qual das duas é a motivação mais comum. Após isso, os erros devidos ao desrespeito de princípios fonético-fonológicos serão classificados a fim de identificar quais deles são os mais desconhecidos. Tais conhecimentos poderão ser utilizados para a proposição de estratégias que visem à superação dos problemas de ortografia verificados no grupo, os quais, possivelmente, refletem problemas compartilhados pela população escolar na cidade/região.

 

 

Coordenador: Prof. Dr. Fábio de Souza Alves.

 

Descrição: tendo em vista a enorme dificuldade dos alunos em se apropriar dos conteúdos relacionados as ciências, este projeto tem como objetivo a elaboração de experimentos nas diversas áreas de Física, Química, Biologia e Geografia como forma de auxiliar o trabalho dos conteúdos para os professores e alunos no IFPR além de estabelecer uma relação com a escola pública de Capanema e Região.

Além disso, a proposta irá contemplar a criação do clube de ciências no IFPR Capanema em parceria com as escolas estaduais situadas na cidade de Capanema e região.

Projetos e atividades associadas

LADESP

LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL - LADESP

 

Coordenador: Prof. Dr. Fábio de Souza Alves.

 

Descrição: A inclusão das pessoas com deficiência no Brasil já é uma realidade. A partir de uma série de documentos oficiais o Brasil passa a assumir o papel de agente do processo permitindo diferentes níveis a inclusão de pessoas antes excluídas e marginalizadas socialmente. Neste projeto temos como referencial teórico a Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas nos espaços públicos e privados a partir dos conceitos do Mundo da Vida, Sistema e Esferas Públicas. O projeto pertence a grande área de Direitos Humanos e Justiça e terá como finalidade a orientação dos alunos para a questão da inclusão e acessibilidade nos diferentes conteúdos, a assessoria para a prefeitura municipal de Capanema junto as secretarias de saúde, educação, esporte e planejamento para viabilização da acessibilidade no município de Capanema.

 

Projetos associados:

 

Título: Inclusão e acessibilidade: caminhos para uma sociedade Democrática

Ano: 2015 - 2016

Situação: Em andamento.

Natureza: Extensão

Coordenador: Fábio de Souza Alves

Vice- coordenador: Liane Sbardellotto CV:http://lattes.cnpq.br/9643864084217028

Colaborador Discente: Ani Tais Witt

Ana Cristina Budel

Laura Salvadori

 

Colaborador Externo: Profa Celia Lira – Escola Barão de Capanema

Profa. Suzi Mara Rossini

Jonas Welter – Assistente Social – CRAS

Nelson Stachlewsk

Gleber Agnes

Análise de Mercado

Ligue

Tel: 046 - 999237223

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

Siga

© Criado por Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Epistemologia das Ciências e suas  Linguagens - GEECIEN.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now